quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A IMPORTANCIA DO PAI NA FAMÍLIA

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Resumo

ALLAN, Sylvio  e  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Intencionalidade em tomasello, searle, dennett e em abordagens comportamentais da cognição humana. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2011, vol.27, n.2, pp. 241-248. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000200015.
A abordagem de Tomasello da evolução da cognição humana busca integrar processos biológicos, comportamentais e culturais em um mesmo sistema explicativo. No entanto, uma das principais críticas a essa abordagem é a necessidade de uma melhor elaboração do conceito de intencionalidade. O objetivo do presente trabalho foi: (1) analisar o tratamento de Tomasello do conceito de intencionalidade; e (2) estabelecer interlocuções desse tratamento com teorias da intencionalidade na filosofia da mente e com abordagens funcionalistas da cognição humana na psicologia comportamental. Sugerimos que o tratamento do conceito de intencionalidade na abordagem de Tomasello é compatível com essas teorias e abordagens. Além disso, a abordagem de Tomasello pode ampliar a investigação de processos simbólicos mais complexos do que aqueles tradicionalmente investigados pela psicologia comportamental.
Palavras-chave : intencionalidade; cognição humana; Tomasello; filosofia da mente; psicologia comportamental.

Psicologia: Teoria e Pesquisa

JORDAO, Aline Bedin  e  RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Vínculos afetivos de adolescentes borderline e seus pais. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2010, vol.26, n.1, pp. 89-98. ISSN 0102-3772.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100011.
Este estudo investigou as características dos vínculos afetivos entre adolescentes com indicadores de organização de personalidade borderline e seus pais. Esses adolescentes foram avaliados por meio do procedimento de estudo de casos múltiplos. Além de entrevistas, foram aplicados o Teste Projetivo Rorschach, o Teste do Desenho da Família e o Inventário de Vínculos Parentais. Os resultados apontaram para vinculações afetivas fragilizadas, permeadas por representações de negligências, abandonos, falta de amparo e proteção. Foram identificadas histórias de vida com vivências traumáticas e violências de diversas ordens. A dimensão transgeracional apareceu em destaque na compreensão dos casos avaliados. Ressaltou-se a necessidade de estudos sobre a adolescência borderline e da ampliação de pesquisas qualitativas sobre o assunto.
Palavras-chave : adolescência; vínculos afetivos; desordem da personalidade borderline; psicanálise; transgeracionalidade.

LEI MARIA DA PENHA

Lei Maria da Penha foi criada com o intuito de encorajar as mulheres a denunciar a violência no ambiente doméstico, onde, em muitas vezes, a polícia e Justiça não conseguem entrar. Assim, casos que ficaram famosos da Justiça, como o crime cometido pelo cantor Lindomar Castilho, em 1981; a morte da atriz Daniella Perez, o assassinado cometido por Pimenta Neves, a morte de Mércia Nakashima e o desaparecimento de Eliza Samudio, poderiam ter sido evitados.
A nova legislação triplicou a pena para agressões domésticas contra a mulher, aumentou os mecanismos de proteção das vítimas e alterou o Código Penal, permitindo que agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Pela lei, a violência psicológica também passou a ser considerada violência doméstica e a vítima pode ficar afastada do trabalho por seis meses sem perder o emprego, caso seja constatada a necessidade de manutenção de sua integridade física ou psicológica.

ESPERANÇA! VALE A PENA CONFERIR!!

 
ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE!

NÃO DESISTA! NUNCA SUA FORÇA PREVALECERA



Para inspirar


O filme nacional "Cão sem Dono", de Beto Brant tem uma pegada forte e traz cenas de sexolindas que com certeza vão esquentar a sua cama. No filme Ciro (Júlio Andrade) e Marcela (Tainá Muller) dividem a cama, os sonhos e, eventualmente, parecem não querer ir mais fundo do que aquilo. A cena em que eles transam na varanda é bem quente e vai deixar o quarto ainda mais quente.

Para esquentar 

Para as mulheres que gostam de cenas que mostram uma atividade sexual mais explícita, mas ao mesmo tempo não abrem mão de um romance, "Lucia e o Sexo" cabe direitinho nesses padrões. Ofilme retrata a história de Lucía (Paz Vega) que se entrega as memórias mais ardentes que viveu com seu noivo, depois que ele desaparece.




Para quem está pensando em aproveitar o final de semana para dar aquela apimentada na relação,


 uma boa dica são os filmes mais picantes. Afinal, depois de assistir uma cena de sexomais sensual dá até vontade de fazer igual, não é mesmo?

Tudo bem que homens e mulheres têm gostos diferentes quando o assunto é filme erótico.
Publicidade
Enquanto elas apreciam as cenas de jogo de sedução, eles preferem as partes mais picantes. Uma boa dica para não cair no desconforto de nenhum dos lados é procurar escolher títulos que tenham uma pegada mais sexy, mas com bom gosto.

Se você se animou com a sugestão, mas na hora de decidir sempre fica em dúvida sobre qual levar, nós fizemos uma pequena seleção de filmes que possuem uma história bacana e cenas pra lá de quentes que vai fazer a suacama pegar fogo.

Para imitar 

Essa história de ver coisas que não podemos reproduzir não dá muito certo, não é mesmo? Para te inspirar, o filme "Faça a coisa certa" traz uma cena super excitante, no qual Mookie (Spike Lee) decide dar uma esfriada nos ânimos de Tina (Rosie Perez) passeando com algumas pedras de gelo pelo corpo da bela. Como os dias estão frios, uma boa pedida é trocar as pedras de gelo por uma bebidinha mais quente. Aposto que ele vai adorar!